Árvore da Leitura


O projeto de leitura desenvolvido com os alunos do 5º ano juntamente com a professora Luciane está fazendo maior sucesso, hoje os alunos estiveram no laboratório de informática para digitar e deixar seus depoimentos onde demonstra os avanços e benefícios que a leitura trouxe para seu dia-a-dia em sala de aula. Este projeto já vem ocorrendo desde o início do ano e agora é a hora de colher os frutos plantados durante todo o ano letivo é o que destaca a professora Luciane, também informa que pretende dar continuidade a este projeto que é de grande valia para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos.

 Segue abaixo o planejamento do projeto onde está detalhado as etapas abordadas durante todo o ano letivo.

Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura na vida pessoal e escolar como ferramenta indispensável na construção do conhecimento científico e cultural.


 Visualizar o vídeo, O menino que aprendeu a ver (livro virtual de Ruth Rocha) tendo como objetivo de resgatar o sentimento de encantamento com a descoberta de um mundo novo, o mundo da leitura, durante o processo de alfabetização.

Realizar roda de conversas sobre lembranças que marcaram o processo de alfabetização. Observar a importância do ato de ler para nosso desenvolvimento intelectual e social.


Assistir ao vídeo de onde vem o livro,  conhecer o processo de criação, ilustração e impressão de um livro.
Assistir ao vídeo a revolta dos livrinhos, buscando reconhecer a importância de cada gênero textual e enfatizando a importância da literatura para o seu desenvolvimento.

Leitura e interpretação do texto: o que o habito da leitura pode fazer por você? Estimular a habilidade de interpretação textual.


Confecção de uma árvore cujo nome será Leitura, a árvore da leitura é sustentada pelas raízes da curiosidade, sua seiva é o desejo e o prazer de ler. As folhas só poderão ser colocadas na árvore se a criança tiver lido o livro. A  cada livro lido, deve-se pegar uma folha e escrever o nome do livro, autor, editora e o nome da pessoa que o leu.


Depois de um tempo colar os frutos da leitura, ou seja, os depoimentos das crianças, sobre como tais leituras contribuíram para sua vida, assim compartilhando suas experiências de leitura e estimular a curiosidade e o desejo pela leitura.

“A semente foi lançada, esperamos que todos possam usufruir da maravilhosa colheita dos fantásticos frutos da leitura, como fonte de todas as ciências”.

Nenhum comentário: