Descobrindo o Corpo Humano

Foi realizado nos dias 21 e 23 de agosto e  no Laboratório de Informática com as professoras da 5ª I e 5ª III na disciplina de Ciências um projeto onde os alunos aproveitaram o espaço para desfrutar de muitas informações sobre o tema: Descobrindo o corpo humano.


Justificativa: O corpo humano é constituído por diversos sistemas que são compostos por alguns órgãos. Cada sistema exerce sua função específica no organismo. Os sistemas são entre eles o digestório, respiratório, cardiovascular, endócrino, nervoso, urinário, genital, muscular, sensorial e ósseo. Possibilitar um espaço de pesquisa para que haja maior conhecimento sobre os sistemas que compõem o corpo humano.


Objetivo Geral: Ampliar os conhecimentos dos alunos a cerca do corpo humano. Considerando também a importância de se conhecer o próprio corpo e suas funcionalidades através de pesquisas e utilização de jogos lúdicos.

 Objetivos específicos: Revisar os sistemas do corpo trabalhados em sala de aula; Conhecer outros sistemas do corpo humano que serão estudados e as suas funções; Ler, escrever e interpretar.

 Desenvolvimento: Apresentar aos alunos no laboratório de informática um vídeo “Eu e o meu Corpo” (10 minutos). Animação que explora o conceito de células e das diferentes metodologias usadas pelos cientistas na investigação. Tem como objetivo explicar a existência de diferentes tipos de células e a sua função no corpo humano, e como a diversidade celular é essencial aos órgãos, também estes com diferentes formas e funções. Além disso, aborda-se como é adquirido o conhecimento cientifico em biomedicina nomeadamente o uso de técnicas in vitro, microscopia e uso de animais em investigação, e a contribuição da investigação cientifica para a saúde humana.


Utilizar a atividade lúdica no site www.atividadeseducativas.com.br na guia ciências página 11:
Atividade 1246 – Do que o corpo humano é feito: Textos e ilustrações com informações e curiosidades sobre o corpo humano.
            Atividade 1247 – Conhecendo o corpo humano: Atividades exploratória dos órgãos do sistema excretor.
            Atividade 1248 – Partes do Corpo Humano: Localizar as partes do corpo humano que são solicitadas através de animações.
Assim, possibilitando o aluno a fazer uma reflexão sobre o que foi trabalhado em sala de aula.

Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma diagnostica, qualitativa e continua, por meio de observação e registros. Considerando os conhecimentos prévios, o objetivo geral e os específicos deste plano, buscando identificar as dificuldades e os avanços apresentados no processo ensino-aprendizagem. Buscar-se-á adequar os procedimentos de acordo com os interesses e as necessidades dos alunos.

Copa do Mundo 2014 - Brasil



Trabalho apresentado no curso de Introdução de Educação Digital, proporcionado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, a apresentação aconteceu no 5º encontro onde foi apresentado pelo Professor Vagner, mas elaborado juntamente com os professores Igor e Luana.